Audiência Pública: Fazenda São Bento da Lagoa – Maricá

Publicado em por | Publicado em Notícias | 1 Resposta

Audiência Pública para apresentação do Relatório de Impacto Ambiental – RIMA referente a requerimento de Licença Prévia para implantação de complexo turístico, esportivo, comercial e residencial em imóvel urbano denominado Fazenda São Bento da Lagoa, em Maricá.

A audiência será realizada no dia 08/10/2014, às 19 horas, no Ginásio Esporte Clube Maricá,  situado na Rua Álvares de Castro, 172, Centro, Município de Maricá.

 

Uma ideia sobre “Audiência Pública: Fazenda São Bento da Lagoa – Maricá

  1. 71 anos de luta… E ainda insistem em “derrubar” nossos pés de fruta!

    Presente há mais de duzentos anos, o povoado de Zacarias, é um território comprovado por estudos antropológicos e documentos com mapas do Mosteiro de São Bento datado de 1795. A restinga de Maricá lhes reservam moradia e suporte à sua subsistência. Para proteger a restinga e Zacarias de projetos imobiliários a área fora transformada em área de Proteção em 1984 (pelo então governador Leonel Brizola), criou a Área de Proteção Ambiental de Maricá.

    Vinte três anos depois, em 2007, um equivocado Plano de Manejo realizou um zoneamento ambiental que “cassou” o artigo que protegia toda a APA como “non-edificanti”. Elaborado pelo Governo do Estado, Decreto Estadual 41048 de 2007, definiu redução de grande parte do território e vários trechos da restinga fossem liberados para uso urbano verticalizado. A elaboração do Plano não cumpriu os ritos de participação com adesão das propostas populares e deu sinal verde para a fragmentação da restinga e a construção de prédios, casas, clubes, hotéis.

    A APA de Maricá possui diversos ambientes geomorfológicos com florestas secas, restinga arbustiva, brejos, uma grandiosa laguna. O seu conjunto abriga 19 espécies de plantas e animais endêmicos, espécies ameaçadas de extinção e espécies.

    ATO PÚBLICO de Repúdio ao parecer favorável do INEA!

    DIA 02/10 às 15:00h. Rua Venezuela, 110. Sede do INEA. PÇ. Mauá – Centro do Rio de Janeiro,
    DIA 08/10 às 19:00 hs Audiência Pública PÚBLICA, Rua Alvares de Castro 172 a no Esporte Clube Maricá
    Movimento Pró-restinga – Acclapez – APALMA

    Em Defesa do Território de Zacarias
    NA LUTA DO TOSTÃO CONTRA MILHÃO

    https://www.facebook.com/movimento.pro.restinga?fref=ts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

For spam filtering purposes, please copy the number 1937 to the field below: